logotipo

Checklist para Segurança do trabalho - Saiba tudo sobre

Como o uso de checklist para segurança do trabalho possibilita manter um ambiente adequado e seguro seguindo às normas reguladoras? Saiba mais neste artigo!

O checklist de verificação aferido pelo time de segurança no trabalho é uma maneira de avaliar se as pessoas, os equipamentos, as ferramentas, os locais e métodos de trabalho estão conformes com as especificações e em cumprimento das condições de segurança determinados para cada procedimento de trabalho. No artigo de hoje, vamos falar sobre a relevância de criar as verificações através do checklist e o que deve ser levado em consideração na construção desse processo. Confira!

Por que é importante fazer um checklist?

É por meio dele que os líderes conseguem constatar riscos, garantir se as normas de segurança estão sendo realizadas e evitar a chance de ocorrência de algum acidente devido a negligência.

Eles podem ser realizados para verificar e garantir as condições de determinados equipamentos, máquinas e ferramentas e para analisar se todos as condições para a execução de determinada atividade estão sendo praticadas, como por exemplo, se o funcionário está utilizando todos os apetrechos indispensáveis para garantir sua segurança.

Quais pontos devem ser levados consideração no momento de montar um checklist?

Cada ocupação e cada tipo de atividade tem suas características e levam em consideração questões diferentes, entretanto, vamos mencionar alguns exemplos mais frequentes nesse tópico. Acompanhe:

1

Checklist de máquinas

Precisam ser considerados quesitos como o abastecimento, as iluminações, o freio, a lubrificação e os rolamentos e outros pontos referentes ao bom funcionamento da máquina.

2

Checklist de ferramentas

Deve ser averiguado se a ferramenta está operando normalmente com o propósito a que se destina ou se precisa de ajustes ou a substituição. Uma ferramenta que possibilita o corte, por exemplo, que não esteja atuando corretamente deve ser enviada para reparo e trocada, para que assim o integrante da equipe não corra o risco de sofrer algum incidente em consequência da utilização equivocada.

3

Checklist de equipamentos

Todos os EPI’s devem ser inspecionados. Entre eles: luvas, capacetes, cinto de segurança, macacão, botas e óculos. Cada um dos itens usados deve ser avaliado para garantir a possibilidade de utilização. Por exemplo: Cinto de segurança avariado, devem ser descartados e trocados por pares novos.

4

Checklist de procedimentos

Procedimentos padrão são essenciais para realizar determinadas atividades também podem ser especificados e verificados através de checklist.

Garantia de segurança no trabalho!

O objetivo da verificação para segurança do trabalho é diretamente ligado a garantia da totalidade física e mental dos colaboradores. Diversos processos podem apresentar ameaças não apenas para os trabalhadores de campo, mas juntamente ao espaço onde a operação está sendo executada e para os demais indivíduos que passam por esse ambiente.
Desta maneira, a utilização de checklists procura garantir que, a presença de operações de risco, o círculo de trabalho esteja seguro. E garantir que todos os colaboradores que circulam pelo local sejam preservados dos perigos que possivelmente os procedimentos podem oferecer.

    Analise seus principais ofensores e não conformidades

    Os dados coletados com os checklists podem disponibilizar informações relevantes para o time de segurança do trabalho. Possibilita, de maneira teórica, que o time de segurança do trabalho identifique quais são os principais desvios decorrentes de certas atividades e até mesmo de certas localidades internas da empresa, direcionando energia para as ações devidas.


    Utilizar um sistema de checklist consistirá em um Banco de Dados, com geração de indicadores e acompanhamento de ações por meio de relatórios que possibilitarão acompanhar a performance e rever/antever necessidade de mudanças de rota.

      O Axyma Forms ajuda diversas empresas a digitalizar suas inspeções de campo através de checklists,

      formulários inteligentes e a análise de dados, [hyperlinke} conheça mais.