logotipo

Gemba Walk

Muitos gestores não conseguem verificar as rotinas e processos da forma como gostariam, desde a movimentação de materiais até o acompanhamento do controle de qualidade do produto acabado. 

Não ter instrumentos e processos que possibilitem conhecer o que ocorre no Gemba favorece o surgimento de não conformidades e desvios de operação. 

Qual é o significado do conceito?

A palavra Gemba possui origem japonesa, significa “verdadeiro lugar” e, dentro do conceito corporativo, pode ser determinada como a localização onde as coisas de fato acontecem. Desta maneira, ao falarmos de uma indústria, o Gemba seria o chão de fábrica ou se falarmos de uma obra o Gemba seria no campo de trabalho

O Gemba walk é um conceito criado por Taiichi Ohno, que é visto como o pai da produção Just-in-time.

Ao criar essa filosofia, Ohno concedeu um momento verdadeiro para os executivos abandonarem suas rotinas diárias por um dia, com o objetivo de verem onde o trabalho de fato acontece e criar relações com os colaboradores baseadas na confiança recíproca.

A palavra Gemba possui origem japonesa, significa “verdadeiro lugar” e, dentro do conceito corporativo, pode ser determinada como a localização onde as coisas de fato acontecem. Desta maneira, ao falarmos de uma indústria, o Gemba seria o chão de fábrica ou se falarmos de uma obra o Gemba seria no campo de trabalho

O Gemba walk é um conceito criado por Taiichi Ohno, que é visto como o pai da produção Just-in-time.

Ao criar essa filosofia, Ohno concedeu um momento verdadeiro para os executivos abandonarem suas rotinas diárias por um dia, com o objetivo de verem onde o trabalho de fato acontece e criar relações com os colaboradores baseadas na confiança recíproca.

Como o Gemba Walk funciona?

O Gemba walk é uma parte fudamental da doutrina da gestão Lean. Seu objetivo inicial é permitir que os gestores e líderes vejam o processo de trabalho em tempo real, entrem em contato com os colaboradores que realizam essas atividades, obtenham conhecimento sobre o processo e analisem oportunidades para melhoria contínua da atividade.

Muitos gestores deixam que desvios e não conformidades ocorram no processo, justamente por não interagir com quem trabalha de fato no Gemba e desconhecem informações relevantes sobre temas que variam desde a movimentação de materiais até o grau de qualidade do produto finalizado.

Há 3 elementos importantes desta ferramenta de produção lean:

1

Vá ao local e veja!

A idea fundamental do Gemba walk é a de que gestores e líderes de cada nível devem percorrer periodicamente o campo de atividades e se envolver na descoberta de atividades de desperdício.

2

Questione e ouça

O objetivo principal de um Gemba walk é investigar a cadeia de valor de maneira minúciosa e encontrar suas partes problemáticas por meio da comunicação ativa. O bom gestor está sempre disposto a ouvir e não apenas a falar.

3

Respeite as pessoas

Relembre de que um Gemba walk não é uma “inspeção do chefe”. Não busque punir e nem vigiar em excesso. Você não está ali para julgar e rever resultados. Você está ali para colaborar com o time e encontrar problemas juntos. Tente se focar na descoberta de pontos fracos do processo, não das pessoas.

Como aplicar o Gemba?

a) Converse com seu time

É indispensável manter bons relacionamentos com seus times e estar sempre perto deles. Por ficarem frequentemente no local de atividades, seus colaboradores poderão detectar melhor as deficiências e ter ideias diferentes das suas.

Mantenham-nos engajados em todo o processo para que o time sinta-se efetivamente alinhado com o plano de melhoria contínua para aprimorar os processos e evitar problemas desnecessários.

    b) Pergunte, pergunte e pergunte

    Quanto mais abertas forem as perguntas, melhor! Questione coisas simples com os conhecidos “o que”, “onde”, “quando” para conhecer mais sobre a operação. 

    Se você se concentrar em perguntas do tipo “por que” ou “como”, provavelmente as respostas estarão repletas de julgamento feito por meio de percepções individuais e isso prejudicará a identificação dos processos deficientes. 

      Diverse large group of employees at a manufacturing water pump factory all smiling at camera - Full body length

      Checklist do Gemba Walk

      Toda vez que você desempenhar um Gemba walk, será necessário preparar um checklist de forma antecipada para não perder o foco. 

      A lista deve incluir questões que extraiam respostas assertivas e precisas que todo o processo deve cumprir e podem variar dependendo do tema do seu Gemba walk. 

      Como a Axyma pode te ajudar com a aplicação do Gemba?

      Para a execução dos checklists, é importante utilizar algo fácil, rápido e que também possa ocorrer de forma offline, uma vez que muitas inspeções são feitas em locais sem qualquer conexão de internet. 

      Uma vez coletados os dados, é muito importante promover a análise deles para as providências em curto espaço de tempo.  

      O objetivo dessa fase é entender quais são os principais pontos de melhoria e priorizar os ajustes necessários. 

      Axyma Forms ajuda empresas no monitoramento e análise de atividades de campo por meio da coleta dos dados por aplicativo, facilitando a execução de inspeções e o cumprimento adequando dos processos. 

      Aqui estão algumas perguntas básicas para o seu Gemba Walk e aplicar via Axyma Forms:

      IMPORTANTE:

      Essas questões variam de acordo com seu objetivo. Assim, antes de fazer um Gemba, prepare seu formulário de checklist observando as particularidades de cada área a ser verificada. 

        Após o Gemba Walk

        Antes de tomar determinadas ações sobre as suas considerações do Gemba walk, você deve estruturar seus pensamentos e anotações. Feedback é necessário, mas o feedback de maneira antecipada pode ser destrutivo. É por isso que você deve se juntar com o time de liderança e explorar cautelosamente o cenário.


        Você pode convocar alguns dos colaboradores que você analisou. Por exemplo, aqueles que deram as referências mais significativas. Use todos as informações que você coletou como parte do seu processo de melhoria contínua, também conhecido como um círculo Kaizen de Gemba. É uma reunião realizada após cada Gemba walk que pode incluir alguns participantes de diferentes departamentos.


        O objetivo principal é possuir o maior número de pontos de vista para tomar a melhor decisão. Uma decisão que trará, de fato, uma melhoria. É fundamental passar pelo chão de fábrica e coletar informações sobre o que precisa ser melhorado. No entanto, o mais importante é voltar ao começo. Uma caminhada após o Gemba encerra o ciclo e mostra respeito às pessoas que foram observadas. Isto fará com que seja muito mais fácil liderar um Gemba walk no futuro.

          Experimente o Axyma Forms e saiba como coletar de
          maneira rápida todo tipo de inspeção de campo.