A metodologia 5S foi criada no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial. O seu propósito era ajudar na reestruturação do país e reconstruir suas indústrias.
Nesta época, os conceitos de controle da qualidade americanos foram otimizados no Japão, impulsionando a evolução da indústria japonesa. Assim formou-se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês ou Total Quality Control (TQC) que representa a garantia da qualidade do produto final.
As indústrias do Ocidente replicaram as técnicas do 5S rapidamente já que o método é extremamente simples e fácil de ser utilizado, pois seu objetivo inicial era o de recomeçar uma nova fase pós guerra.
Hoje a metodologia do 5S é praticada em novos ambientes, mesmo em escolas e na vida pessoal. Pronto para descobrir a importância do 5s?
É um agrupamento de ferramentas que contribuem para a qualidade do que as empresas produzem.
A sua origem tem como base os cinco “sensos” de limpeza e organização da cultura japonesa. Não é usual encontrar a exata definição dos termos em japonês: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Ao serem traduzidos para o português são definidos como: Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina.
Antes de aplicar a metodologia 5S nas empresas, é preciso entender os detalhes de cada senso.
Primeiramente, o senso de utilização propõe-se classificar os utensílios, materiais ou elementos de trabalho com base na regularidade que são utilizados.
Com a reclassificação do que é útil e o descarte do que é inútil o ambiente torna-se mais produtivo para cada integrante da equipe.
Este senso busca simplificar o ambiente de trabalho. Atividades como etiquetar os objetos, disponibiliza-los em distâncias e alturas em função da frequência de uso e repor o estoque dos itens que estão próximos de acabar são passos indispensáveis desta etapa. Com isso, tarefas e processos são agilizados, gerando economia de tempo.
O Seiso refere-se à identificação dos ofensores da limpeza do ambiente que acabam prejudicando o bem estar do grupo no desempenho das suas atividades. Um local limpo, arrumado, livre de odores e sem obstruções proporciona melhores condições de produtividade e de satisfação, encorajando todos a se sentirem tranquilos para qualquer momento de auditoria e fiscalização.
Atua na manutenção e documentação dos três sensos anteriores, gerando melhoria contínua para todo o ambiente de trabalho. Nesse intervalo, determinamos os responsáveis pelas ações contínuas e acompanhamento de todas as etapas do 5s. Essa padronização também é um elemento de ajuda na busca da qualidade total, que pode ser representada por meio de certificações como as Normas ISO, por exemplo.
No senso de disciplina, cada colaborador assume o papel de aprimorar seu comportamento de modo a colaborar com a evolução do ambiente corporativo de modo sustentável e duradouro.
É simples perceber a importância do 5S. Não há uma só corporação, de qualquer tamanho, que possa prescindir dos sensos de organização descritos.
Para a implantação do 5S, é necessário a compreensão de todos, começando pela alta gestão.
Um boa dica é começar a implantação do 5S com o apoio de auditores focados nesta metodologia.
Este trabalho de auditoria deve se apoiar em ferramentas que facilitem a verificação das atividades de cada operação. Aplicativos de formulários eletrônicos são ideais para este objetivo pois são precisos quanto aos registros de tudo o que foi realizado (ou não) incluindo as evidências necessárias (uso de fotos, comentários, etc).
A partir disso, as seguintes medidas foram tomadas:
O projeto realizado trouxe maior agilidade na identificação dos processos que necessitariam de ajustes e implementação do processo