logotipo

A origem da metodologia 5s

A metodologia 5S foi criada no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial. O seu propósito era ajudar na reestruturação do país e reconstruir suas indústrias.

Nesta época, os conceitos de controle da qualidade americanos foram otimizados no Japão,  impulsionando a evolução da indústria japonesa. Assim formou-se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês ou Total Quality Control (TQC) que representa a garantia da qualidade do produto final. 

As indústrias do Ocidente replicaram as técnicas do 5S rapidamente já que o método é extremamente simples e fácil de ser utilizado, pois seu objetivo inicial era o de recomeçar uma nova fase pós guerra. 

Hoje a metodologia do 5S é praticada em novos ambientes, mesmo em escolas e na vida pessoal. Pronto para descobrir a importância do 5s? 

O que é 5S?

É um agrupamento de ferramentas que contribuem para a qualidade do que as empresas produzem. 

A sua origem tem como base os cinco “sensos” de limpeza e organização da cultura japonesa. Não é usual encontrar a exata definição dos termos em japonês: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke

Ao serem traduzidos para o português são definidos como: Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina.

O significado de cada senso dos 5S

Antes de aplicar a metodologia 5S nas empresas, é preciso entender os detalhes de cada senso. 

1

Senso de utilização

SEIRI

Primeiramente, o senso de utilização propõe-se classificar os utensílios, materiais ou elementos de trabalho com base na regularidade que são utilizados.
Com a reclassificação do que é útil e o descarte do que é inútil o ambiente torna-se mais produtivo para cada integrante da equipe. 

2

Senso de organização

SEITON

Este senso busca simplificar o ambiente de trabalho. Atividades como etiquetar os objetos, disponibiliza-los em distâncias e alturas em função da frequência de uso e repor o estoque dos itens que estão próximos de acabar são passos indispensáveis desta etapa. Com isso, tarefas e processos são agilizados, gerando economia de tempo. 

3

Senso de limpeza

SEISO

O Seiso refere-se à identificação dos ofensores da limpeza do ambiente que acabam prejudicando o bem estar do grupo no desempenho das suas atividades. Um local limpo, arrumado, livre de odores e sem obstruções proporciona melhores condições de produtividade e de satisfação, encorajando todos a se sentirem tranquilos para qualquer momento de auditoria e fiscalização. 

4

Senso de padronização

SEIKETSU

Atua na manutenção e documentação dos três sensos anteriores, gerando melhoria contínua para todo o ambiente de trabalho. Nesse intervalo, determinamos os responsáveis pelas ações contínuas e acompanhamento de todas as etapas do 5s. Essa padronização também é um elemento de ajuda na busca da qualidade total, que pode ser representada por meio de certificações como as Normas ISO, por exemplo. 

SHITSUKE

5

Senso de disciplina

No senso de disciplina, cada colaborador assume o papel de aprimorar seu comportamento de modo a colaborar com a evolução do ambiente corporativo de modo sustentável e duradouro.  

A importância dos 5S

É simples perceber a importância do 5S. Não há uma só corporação, de qualquer tamanho, que possa prescindir dos sensos de organização descritos. 

    Veja os benefícios da metodologia 5s:

    • Transforma as coisas mais fáceis de serem encontradas, usadas e devolvidas para o lugar adequado.

    • O tempo de trabalho passa a ser mais produtivo quando se sabe exatamente onde encontrar o material necessário.

    • Aumenta o comprometimento dos integrantes da equipe, uma vez que, ambientes limpos e organizados necessitam da colaboração de todo o grupo para se manterem arrumados.

    • Potencializa o trabalho individual de cada colaborador. Atuando em uma melhoria continua na entrega de resultados.

      Implantação e exemplos de aplicabilidade

      Para a implantação do 5S, é necessário a compreensão de todos, começando pela alta gestão. 

      Um boa dica é começar a implantação do 5S com o apoio de auditores focados nesta metodologia. 

      Este trabalho de auditoria deve se apoiar em ferramentas que facilitem a verificação das atividades de cada operação. Aplicativos de formulários eletrônicos são ideais para este objetivo pois são precisos quanto aos registros de tudo o que foi realizado (ou não) incluindo as evidências necessárias (uso de fotos, comentários, etc). 

        Exemplo de aplicação do 5S

        Durante as reuniões com as partes interessadas internas e externas de uma fábrica, uma equipe do projeto usou a ferramenta enxuta 5S para melhorar a organização e limpeza do ambiente.

        A partir disso, as seguintes medidas foram tomadas:

          • Classificaram-se os campos de preenchimento e os campos desnecessários foram eliminados;
          • Ordenaram os campos de preenchimento em ordem com base na relevância de informações das partes interessadas;
          • A equipe realizou uma padronização no aplicativo do Axyma Forms relacionado aos formulários utilizados em cada setor;
          • Através da coleta das atividades foi identificado quais pontos seriam necessários ajustes através da análise de dados desenvolvido para esse fim.

        O projeto realizado trouxe maior agilidade na identificação dos processos que necessitariam de ajustes e implementação do processo

        Quer saber mais como a Axyma pode ajudá-lo a implementar o 5S na sua corporação?
        Entre em contato conosco.