logotipo

Saiba a importância de estruturar e e padronizar os procedimentos seguidos pela área de segurança do trabalho

Executar bem os processos é algo essencial nas empresas. E melhora-los também.  

Sabemos que uma das áreas mais normatizaras é a de Segurança do Trabalho, afinal, seu propósito é preservar a integridade das pessoas, evitando a ocorrência de falhas ou acidentes que as prejudiquem. 

Vamos padronizar os procedimentos

Para se ter uma segurança no trabalho extremamente ágil e eficaz, há um composto de normas técnicas, médicas e psicológicas a seguir. Afinal, investir em saúde e segurança é primordial para o sucesso da implementação da padronização dos procedimentos. Afinal, escadaria se lava de cima para baixo, concorda? 

 

Uma das práticas fundamentais da normatização na corporação é criar condutas e procedimentos de rotina a serem seguidos pelos gestores e seus  colaboradores. Uma opção conhecida é o POP – Procedimento Operacional Padrão. 

A padronização das atividades de controle através do POP, é uma das mais efetivas formas de melhorar  desempenho, qualidade, segurança do dia a dia e as  atividades essenciais da empresa. 

Simples e Eficaz

Outra padronização simples de se implementar é a ginástica laboral em que especialistas da saúde coordenam atividades físicas com os colaboradores – seja de forma presencial ou por meio de conferências remotas – de modo a conscientiza-los sobre a importância de uma postura correta no trabalho, a prática de pequenos movimentos físicos que lhes proporcionem melhor bem estar, entre outros. 

    Inspeções

    A inspeção de segurança do trabalho nada mais é do que a verificação da aplicação das normas regulamentadoras no ambiente de trabalho. Dessa forma, funciona como um checklist, ou lista de verificação, averiguando todos os itens exigidos pela legislação.

    De modo geral, a inspeção visa analisar riscos ambientais, verificar a eficácia de medidas preventivas e conferir métodos de trabalhos inadequados. Há diversos tipos de inspeções: inspeções gerais, inspeções de rotina, inspeções parciais, inspeções eventuais, inspeções oficiais, inspeções periódicas, inspeções especiais e inspeções oficiais.

      • Inspeções gerais: são realizadas em todos os setores da indústria ou empresa;
      • Inspeções de rotina: são realizadas de forma rotineira por funcionários do CIPA, setores de segurança e manutenção dos equipamentos;
      • Inspeções parciais: são realizadas em áreas específicas;
      • Inspeções eventuais: não apresentam data certa para acontecer, mas são fundamentais por focarem em problemas específicos;
      • Inspeções oficiais: realizadas por agentes de órgãos do governo ou por empresas de seguro;
      • Inspeções periódicas: são inspeções realizadas periodicamente a fim de verificar se o planejamento de segurança do trabalho está sendo realizado de forma correta;
      • Inspeções especiais: como o próprio nome sugere, são inspeções específicas, ou seja, que necessitam da participação de profissionais especializados.

    Esse tipo de atividade tem maior aceitação quando é realizado de maneira digital, através de um dispositivo móvel (Celular ou tablet), podendo coletar evidências fotográficas de possíveis desvios, agilizando a comunicação e evitando possíveis acidentes.

      Mais eficiência

      O uso da tecnologia permite que ações sejam executadas com mais agilidade e menor grau de desvios.  Hoje as empresas configuram suas rotinas de inspeção com muita facilidade em uma plataforma de software que permite aos gestores a manutenção e criação de novas em qualquer momento.  Assim, um gestor de SSMA pode acompanhar o andamento da operação de forma on-line, e com isso, agir rapidamente para corrigir falhas e desvios encontrados.

        Compartilhamento de responsabilidades

        Você sabia que a estruturação de procedimentos para a segurança do trabalho pode tirar a excesso de responsabilidades da gestão? Com o time já qualificado e padronizado, selecione as pessoas que serão encarregados pela ação de cada um dos procedimentos de segurança, saúde e meio ambiente. Por exemplo: oriente profissionais que serão encarregados pela liderança e auditoria das atividades de risco. Forneça algum tipo de controle (formulário físico ou digital), para aqueles que terão liberdade para corrigir os riscos identificados como por exemplo: desvios estruturais (buracos encontrados) ou de processos (falta de isolamento e identificação de uma área em manutenção)

          Resistência

          Às vezes, encontramos alguns colaboradores que preferem manter o seu modo tradicional de realizar suas tarefas, pois com a forma manual eles conseguem “driblar” eventuais não conformidades ou comodismos que podem até não ser considerados graves por eles, mas certamente dificultam o conhecimento do que se passa na operação e os gestores nem ficam sabendo do ocorrido.

           

          Isto explica porque combinar a padronização das rotinas com o uso da tecnologia para a verificação das mesmas é tão importante. Os gestores desta área, no entanto, devem ter consciência deste eventual cenário e não devem esmorecer com o uso dos meios digitais de atuação. 

           

          É necessário ainda que todos os envolvidos nesta área valorizem a uniformização dos procedimentos, não apenas para benefício coletivo mas também para o consequente aumento de eficiência da operação. Portanto, se os procedimentos padronizados não forem claros e factíveis, os colaboradores poderão  voltar aos procedimentos anteriores. 

            Saiba como a Axyma ajuda a padronizar atividades de inspeções através de um app e analisar dados em tempo real de todas as informações coletadas.