logotipo

Saiba 5 dicas de indicadores proativos para evitar acidentes na indústria

Um dos indispensáveis desafios das corporações industriais é diminuir as ameaças de acidentes e doenças aos seus colaboradores, possibilitando saúde, bem-estar e produtividade à equipe. Para que os alvos possam ser alcançados, é importante que o setor de segurança do trabalho fique atento aos indicadores de desempenho para uma melhor tomada de decisão.

Mas afinal, o que são indicadores de desempenho?

Também conhecidos como Key Performance Indicator (KPI), os indicadores de desempenho são métricas que mensuram o desempenho da empresa, com base em seus propósitos organizacionais. Para isso é importante que a empresa possua um sistema de coleta e análise, como por exemplo painéis de controle ou dashboards que permitam aos colaboradores captar e compartilhar as informações de forma ágil, para acompanhar os resultados em tempo real e tomar decisões com mais segurança, realizando os ajustes necessários, desenvolvendo oportunidades e medindo seu progresso.

Os KPI’S vão além de descobrir a quantidade de acidentes, já que, através deles, é possível determinar pontos relevantes sobre o programa de segurança implementado, identificar os aspectos que estão dando certo e aqueles que precisam ser aprimorados, alinhar as ações com os valores da organização, entre outros.

Neste post, explicaremos um pouco mais sobre o tema e daremos algumas dicas dos principais indicadores de segurança do trabalho área industrial

1- Comportamentos mais recorrentes que possam gerar possíveis acidentes

A análise comportamental é um método na qual técnicas e planejamentos são agrupados com o propósito de minimizar os riscos de acidentes evidenciado nas ações e nos comportamentos dos colaboradores. Nesse caso, são adotados procedimentos, métodos de conscientização e alterações de comportamento de todo o time, para que objetivos e resultados positivos no ambiente de trabalho sejam alcançados.

Identificar quais são os principais comportamentos ao realizar uma inspeção de análise comportamental como: Mudança de posição, ajuste de EPI, riscos de queda, ferramentas de trabalho em condições inseguras são alguns itens verificados nesse tipo de método. Coletar essas atividades de maneira digital trará agilidade e confiabilidade das inspeções e ajudará na análise dessas informações. Com a análise dessas atividades será possível direcionar a comunicação com o objetivo de discutir os conceitos e exercitar ferramentas para a adoção de práticas de desenvolvimento comportamental adequado, além de:

  • ações mais assertivas;
  • comprometimento e envolvimento de toda a equipe em relação às questões sobre segurança do trabalho;
  • ambiente de trabalho mais saudável e produtivo;
  • estabelecimento da cultura de segurança no trabalho;
  • maior atenção aos processos e ameaças executados de maneira inadequada.

2- Tempo médio para solução de desvios identificados

É uma métrica que tem o objetivo de investigar quanto tempo é despendido, em média, para solucionar alguma não conformidade que pode causar risco à segurança e saúde dos colaboradores, a contar do momento em que eles são identificados pela primeira vez.

Então, caso algum colaborador comunique ou seja identificado por um técnico de segurança, por exemplo, o mau funcionamento de um equipamento, quanto tempo seria gasto para que isso fosse verificado e solucionado?

    3- Quantidade de manutenções preventivas projetadas vs realizadas

    As manutenções preventivas são indispensáveis para as estratégias de segurança do trabalho da organização, já que, um ativo sem manutenção pode apresentar problemas com mais frequência ou, até mesmo, gerar acidentes. Realizar e analisar de maneira constante inspeções preventivas e mensurar o projetado com o realizado é fundamental para mitigar possíveis riscos.

      4- Quantidades de inspeções executadas

      As inspeções realizadas pelo time de segurança do trabalho são importantes para inspecionar o uso dos EPIs pelos colaboradores ou ações inseguras, verificar a existência de não conformidades com as normas regulamentadoras brasileiras e detectar sinais de possíveis incidentes no ambiente organizacional. Definir metas de inspeções semanais, quinzenais e mensais podem ajudar a medir a produtividade da equipe e identificar o tempo médio gasto nessas atividades.

        5- Quantidade de desvios identificados

        Estratificar a quantidade de não conformidades identificadas nas inspeções realizadas pela equipe é fundamental para uma excelente tomada de decisão, saber direcionar energia de maneira inteligente. Analisar quais sãos os principais desvios por tipo de inspeção voltados para o setor, unidade produtiva, gerência industrial e equipe trás ao gestor de segurança do trabalho e sua equipe uma visão sistêmica de modo corporativo.

        A melhor maneira de gerar indicadores e construir de maneira gerencial painéis analíticos através de dashboards para cada etapa das inspeções de segurança é por meio da coleta de atividades (seja um formulário ou checklist ou até mesmo uma prática que não existe no papel). Isso porque, programando as atividades de inspeções, é possível identificar de forma prematura as não conformidades e desvios que possam representar riscos à saúde e segurança do colaborador.

          Saiba como a Axyma ajuda a padronizar atividades de inspeções através de um app e analisar dados em tempo real de todas as informações coletadas.